2006+ Honda Civic Forum banner

Óleo de motor C2/C3 para um carro sem DPF/catalisador

Oil
1 reading
58K views 8 replies 5 participants last post by  Civicfan01  
#1 ·
Olá,
omitindo a etiqueta de preço e focando apenas nas especificações técnicas. Existe alguma razão pela qual os óleos ACEA C3 não devem ser usados em carros sem DPF ou catalisador? Selecionei C3 porque tem os mesmos requisitos HTHS que A3/B3/B4.

Exemplo:
Eu tenho a versão diesel 8G. e uso Shell Helix Diesel Ultra 5W-30, API CF, ACEA B3/B4-98, VW 505.00, BMW Longlife01, MB 229.3

e procurando, encontrei Shell Helix Ultra Extra, ACEA A3/B4/C2/C3, VW 504.00/507.00, BMW LongLife-04, MB 229.51

Comparando a especificação ACEA C3 vs. A3/B4:
  • Viscosidade HTHS ;cP ; ≥ 3,5; ≥ 3,5
  • Cinzas sulfatadas ;% em peso; ≤ 0,8; ≤ 1,6
  • Fósforo ;% em peso; ≥ 0,070 e ≤ 0,090; Relatório
  • Enxofre ;% em peso; ≤ 0,3; Relatório
  • Perda por evaporação ;%; ≤ 13; ≤ 13
  • Número total de base ;mgKOH/g; ≥ 6; ≥ 8,0
Viscosidade cinemática SHELL HELIX ULTRA DIESEL 5w-30 68,2 (40), 12,2 (100)-> SHELL HELIX ULTRA EXTRA 5w-30 67,9, 11,8

Na verdade, o ultra extra é mais barato em comparação com o ultra diesel :) Espero que minha pergunta não seja muito confusa.

Atenciosamente,
Martin

#2 ·
Eu presumo que os óleos C3 projetados para carros equipados com DPF oferecem menos proteção ao motor devido à menor quantidade de aditivos. Eu acho que eles ainda são uma opção perfeitamente aceitável para qualquer motor a diesel, a menos que seja especificamente desaconselhado no manual do carro.

Eu sempre seleciono Castrol Edge 0w-30 (não diesel edge) para o meu Civic do Reino Unido sem DPF.

#4 ·
Eu presumo que os óleos C3 projetados para carros equipados com DPF oferecem menos proteção ao motor devido à menor quantidade de aditivos. Eu acho que eles ainda são uma opção perfeitamente aceitável para qualquer motor a diesel, a menos que seja especificamente desaconselhado no manual do carro.

Eu sempre seleciono castrol edge 0w-30 (não diesel edge) para o meu Civic do Reino Unido sem DPF.
cb550, obrigado pela resposta. Definitivamente, todos os óleos C* contêm menos aditivos para produzir menos SAPS. Classe C = baixo SAPS (Cinzas Sulfatadas, Fósforo, Enxofre) aditivos podem bloquear o filtro com cinzas.

Eu ainda não encontrei a resposta "final", mas em relação ao SHELL HELIX ULTRA EXTRA. é a alternativa recomendada para a versão DPF civic. temos que ter em mente que os motores são os mesmos entre as versões DPF/não-DPF. então :rolleyes: o óleo ainda é uma boa opção, mas não tenho certeza se é a melhor.

--
Martin

#3 · (Edited)
Talvez você já tenha encontrado esses documentos, há muita coisa explicada, mas nem tudo está claro para mim. Esta é uma citação:

C3
Óleo estável, de grau, destinado ao uso como óleo compatível com catalisadores em veículos com DPF e TWC em motores a diesel e gasolina de alto desempenho de carros e vans leves. Esses óleos aumentarão a vida útil do DPF e do TWC. Aviso: esses óleos podem ser inadequados para uso em alguns motores. Consulte o manual do proprietário ou o manual em caso de dúvida.
É aqui que encontrei a citação:
http://www.acea.be/images/uploads/pub/070308_ACEA_sequences_2007_LD_and_HD.pdf

#5 ·
Talvez você já tenha encontrado esses documentos, há muita coisa explicada, mas nem tudo está claro para mim. Esta é uma citação:

C3
Óleo estável, stay-in-grade, destinado ao uso como óleo compatível com catalisadores em veículos com DPF e TWC em motores diesel e gasolina de alto desempenho de carros e vans leves. Esses óleos aumentarão a vida útil do DPF e do TWC. Aviso: esses óleos podem ser inadequados para uso em alguns motores. Consulte o manual do proprietário ou o manual em caso de dúvida.
É aqui que encontrei a citação:
http://www.acea.be/images/uploads/pub/070308_ACEA_sequences_2007_LD_and_HD.pdf

oi, definitivamente é (site da ACEA) o lugar onde eu estava procurando primeiro. A classe C está aqui para diminuir/definir a quantidade de SAPS que, juntamente com os DPFs, são projetados para reduzir as emissões de material particulado dos motores diesel (na verdade, a classe está permitindo que o DPF funcione). :popcorn:​

#6 ·
NOTA: Minha resposta é combinada de diferentes fontes na NET e resposta de empresas que vendem óleo (não a melhor escolha devido ao marketing bull*******g:eek:) e ainda é confuso para mim.

A resposta direta para minha pergunta possivelmente não existe, mas "o óleo C2/C3 funcionará, mas não é ideal para a vida útil do motor devido aos níveis de aditivos antidesgaste". Lubrificantes de baixo desempenho podem resultar em uma falha não catastrófica e pode levar anos para aparecer. A melhor medida preventiva que pode ser tomada com qualquer motor é trocar o óleo e usar o melhor óleo disponível. :facepalm:

Tentarei explicar isso:

Quando você olha para uma especificação técnica de um óleo, existem os conteúdos de vários elementos, como fósforo, enxofre, cálcio, zinco, magnésio, etc. OS ELEMENTOS PUROS NÃO EXISTEM NO ÓLEO REAL; são as moléculas complexas solúveis em óleo que fazem as atividades antidesgaste, detergentes e antioxidantes.

ACEA C1/C2/C3/C4 =
- óleos "low SAPS" que na verdade são óleos com menos Zn, Ca, Mg, Mo .... todos os quais estão presentes
em aditivos de alto desempenho geralmente usados ​​em óleos não ACEA C
- óleos "low SAPS" significa que existem menos componentes na combustão e isso otimiza a operação do sistema de pós-tratamento.

A maioria dos óleos usa um pacote de aditivos de zinco, que fornece um desempenho satisfatório em aplicações antidesgaste. Os aditivos de baixo teor de zinco fornecem um compromisso entre os requisitos antidesgaste e a anticorrosão. Isso significa que a proteção antidesgaste original deve ser fornecida por um tipo de aditivo sem cinzas, porque a proteção antidesgaste ainda é um requisito - e para atender a essa necessidade, os aditivos são necessários - mas de outra natureza e possivelmente menos eficientes (agora eu espero que alguém da FUCHS atire na minha perna).

ZDDP = dialquilditiofosfato de zinco = o zinco (Zn) e o fósforo (P) que compõem o aditivo antidesgaste. Muitos produtos estão se referindo ao ZDDP, que é "os aditivos combinados antidesgaste e antioxidantes mais eficazes atualmente disponíveis". a propósito, o zinco não tem efeito no motor; ele apenas mantém a molécula ZDDP unida, certo? :)

Óleos com teor de zinco muito alto NÃO são uma boa ideia! Níveis excessivos de Zn e P podem resultar em desgaste adicional.

É possível fazer um óleo de motor sem zinco com excelente desempenho antidesgaste/antioxidante….a um preço. veja "óleo sem zinco" da FUCHS. Neste caso específico, o ZDDP não foi removido do óleo, a especificação mais recente reduziu os níveis de ZDDP, mas ainda está presente. A propósito, muitas discussões na web, acerte o Google com "Quanto ZDP é suficiente?"

Alguns exemplos de números para um óleo sem zinco e classes Acea:
============================================================
TITAN GT1 5W-30 (óleo sem zinco)
Cinza sulfatada % 0,79
Fósforo % 0,05
Enxofre % 0,19

C1-08
Cinza sulfatada ≤ 0,5
Fósforo ≤ 0,05
Enxofre ≤ 0,2

C2-08
Cinza sulfatada ≤ 0,8
Fósforo ≥ 0,070 e ≤ 0,090
Enxofre ≤ 0,3

C3-08 o mesmo que C2, mas maior HTHS ≥ 3,5)
Cinza sulfatada ≤ 0,8
Fósforo ≥ 0,070 e ≤ 0,090
Enxofre ≤ 0,3

C4-08
Cinza sulfatada ≤ 0,5
Fósforo ≤ 0,090
Enxofre ≤ 0,2

API SM Fósforo ≥ 0,060 e ≤ 0,080, no entanto, o limite se aplica a 0w-20, 0w-30l 5w-20, 5w-30, 10w-30
API SL Fósforo ≥ 0,10 e ≤ 0,12

Mas não consigo encontrar limite de fósforo para óleos diesel, apenas enxofre.

Seção API SM/SL e carros antigos
==============================

Alguns dizem que o óleo API SM é pior em comparação com os óleos API SL ao dirigir na cidade, principalmente para carros mais antigos. Os testes indicam que o nível atual de ZDDP nos óleos de motor modernos para carros de passageiros é mais do que suficiente para proteger também os motores mais antigos.

Teste API SM
APROVADO: Desgaste médio da came mais tucho < 60 μm no máximo

Teste API SL
APROVADO: Desgaste médio da came mais tucho < 20 μm no máximo

Os testes de sequência de desgaste da válvula acima são diferentes e, portanto, não são facilmente comparáveis, é aí que está a margem para discussão.

#8 ·
adição tardia :)
aqui dataStack você pode ver a diferença entre os diferentes padrões de óleo
como eu vejo, os óleos c2 e c3 cobrem tudo o que os óleos a3/b4 fazem e, além disso, proporcionam melhor economia de combustível e são compatíveis com dpfs
se o seu motor não os exigir, os óleos c2 ou c3 são exagerados, mas duvido que causem algum dano

#9 ·
Olá,
omitindo a etiqueta de preço e focando apenas nas especificações técnicas. Existe alguma razão pela qual os óleos ACEA C3 não devem ser usados para carros sem DPF ou catalisador? Selecionei C3 porque tem os mesmos requisitos HTHS que A3/B3/B 4.

Exemplo:
Eu tenho a versão diesel 8G. e uso Shell Helix Diesel Ultra 5W-30, API CF, ACEA B3/B 4-98, VW 505.00, BMW Longlife01, MB 229.3

e olhando por aí, encontrei Shell Helix Ultra Extra, ACEA A3/B 4/C2/C3, VW 504.00/507.00, BMW LongLife-04, MB 229.51

Comparando a especificação ACEA C3 vs. A3/B 4:
  • Viscosidade HTHS ;cP ; ≥ 3.5; ≥ 3.5
  • Cinzas sulfatadas ;%wt; ≤ 0.8; ≤ 1.6
  • Fósforo ;%wt; ≥ 0.070 e ≤ 0.090; Relatório
  • Enxofre ;%wt; ≤ 0.3; Relatório
  • Perda por evaporação ;%; ≤ 13; ≤ 13
  • Número total da base ;mgKOH/g; ≥ 6; ≥ 8.0
Viscosidade cinemática SHELL HELIX ULTRA DIESEL 5w-30 68.2 (40), 12.2 (100)-> SHELL HELIX ULTRA EXTRA 5w-30 67.9, 11.8

Na verdade, o ultra extra é mais barato em comparação com o ultra diesel :) Espero que minha pergunta não seja muito confusa.

Atenciosamente,
Martin
Acabei de vender meu civic 2.2 de 2009 após 10 anos de posse. O manual do meu carro dizia 5w30 A5. Eu o revisei com isso a cada 10 mil. Tive-o por 10 anos sem problemas no motor. Era sólido.
Só vendi por causa de um chiado horrível na frente do motorista, que não eram os freios, pois troquei discos, pastilhas, pinças, braço inferior, bielas e perna e ainda está fazendo isso.
Tenho um 1.6 CRV agora

Mas em relação ao motor, se o civic estivesse com óleo A5. Estava tudo bem