NOTA: Minha resposta é combinada de diferentes fontes na NET e resposta de empresas que vendem óleo (não a melhor escolha devido ao marketing bull*******g

) e ainda é confuso para mim.
A resposta direta para minha pergunta possivelmente não existe, mas "o óleo C2/C3 funcionará, mas não é ideal para a vida útil do motor devido aos níveis de aditivos antidesgaste". Lubrificantes de baixo desempenho podem resultar em uma falha não catastrófica e pode levar anos para aparecer. A melhor medida preventiva que pode ser tomada com qualquer motor é trocar o óleo e usar o melhor óleo disponível. :facepalm:
Tentarei explicar isso:
Quando você olha para uma especificação técnica de um óleo, existem os conteúdos de vários elementos, como fósforo, enxofre, cálcio, zinco, magnésio, etc. OS ELEMENTOS PUROS NÃO EXISTEM NO ÓLEO REAL; são as moléculas complexas solúveis em óleo que fazem as atividades antidesgaste, detergentes e antioxidantes.
ACEA C1/C2/C3/C4 =
- óleos "low SAPS" que na verdade são óleos com menos Zn, Ca, Mg, Mo .... todos os quais estão presentes
em aditivos de alto desempenho geralmente usados em óleos não ACEA C
- óleos "low SAPS" significa que existem menos componentes na combustão e isso otimiza a operação do sistema de pós-tratamento.
A maioria dos óleos usa um pacote de aditivos de zinco, que fornece um desempenho satisfatório em aplicações antidesgaste. Os aditivos de baixo teor de zinco fornecem um compromisso entre os requisitos antidesgaste e a anticorrosão. Isso significa que a proteção antidesgaste original deve ser fornecida por um tipo de aditivo sem cinzas, porque a proteção antidesgaste ainda é um requisito - e para atender a essa necessidade, os aditivos são necessários - mas de outra natureza e possivelmente menos eficientes (
agora eu espero que alguém da FUCHS atire na minha perna).
ZDDP = dialquilditiofosfato de zinco = o zinco (Zn) e o fósforo (P) que compõem o aditivo antidesgaste. Muitos produtos estão se referindo ao ZDDP, que é "os aditivos combinados antidesgaste e antioxidantes mais eficazes atualmente disponíveis". a propósito, o zinco não tem efeito no motor; ele apenas mantém a molécula ZDDP unida, certo?
Óleos com teor de zinco muito alto NÃO são uma boa ideia! Níveis excessivos de Zn e P podem resultar em desgaste adicional.
É possível fazer um óleo de motor sem zinco com excelente desempenho antidesgaste/antioxidante….a um preço. veja "óleo sem zinco" da FUCHS. Neste caso específico, o ZDDP não foi removido do óleo, a especificação mais recente reduziu os níveis de ZDDP, mas ainda está presente. A propósito, muitas discussões na web, acerte o Google com "Quanto ZDP é suficiente?"
Alguns exemplos de números para um óleo sem zinco e classes Acea:
============================================================
TITAN GT1 5W-30 (óleo sem zinco)
Cinza sulfatada % 0,79
Fósforo % 0,05
Enxofre % 0,19
C1-08
Cinza sulfatada ≤ 0,5
Fósforo ≤ 0,05
Enxofre ≤ 0,2
C2-08
Cinza sulfatada ≤ 0,8
Fósforo ≥ 0,070 e ≤ 0,090
Enxofre ≤ 0,3
C3-08 o mesmo que C2, mas maior HTHS ≥ 3,5)
Cinza sulfatada ≤ 0,8
Fósforo ≥ 0,070 e ≤ 0,090
Enxofre ≤ 0,3
C4-08
Cinza sulfatada ≤ 0,5
Fósforo ≤ 0,090
Enxofre ≤ 0,2
API SM Fósforo ≥ 0,060 e ≤ 0,080, no entanto, o limite se aplica a 0w-20, 0w-30l 5w-20, 5w-30, 10w-30
API SL Fósforo ≥ 0,10 e ≤ 0,12
Mas não consigo encontrar limite de fósforo para óleos diesel, apenas enxofre.
Seção API SM/SL e carros antigos
==============================
Alguns dizem que o óleo API SM é pior em comparação com os óleos API SL ao dirigir na cidade, principalmente para carros mais antigos. Os testes indicam que o nível atual de ZDDP nos óleos de motor modernos para carros de passageiros é mais do que suficiente para proteger também os motores mais antigos.
Teste API SM
APROVADO: Desgaste médio da came mais tucho < 60 μm no máximo
Teste API SL
APROVADO: Desgaste médio da came mais tucho < 20 μm no máximo
Os testes de sequência de desgaste da válvula acima são diferentes e, portanto, não são facilmente comparáveis, é aí que está a margem para discussão.