Como prometido, um guia prático sobre como diagnosticar e substituir a válvula de alívio de sobrepressão em um motor 2.2 I-CTDi de 2006. Meus agradecimentos vão para Jon_G por seus conselhos sobre o diagnóstico e a substituição da válvula. Você segue este guia por sua própria conta e risco. Se você não estiver confiante, por favor, nomeie uma oficina. Onde eu uso a frase parafuso/válvula, quero dizer a válvula de alívio de sobrepressão.
Sintomas;
Dificuldade em dar a partida quando o motor aqueceu e é encontrado nos primeiros dias da falha, possivelmente notado pela primeira vez quando o motor precisou ser reiniciado logo após uma viagem. Nos primeiros dias da falha, o carro dá a partida bem quando está frio e, se for desligado imediatamente, ele dá a partida novamente, isso pode ser feito várias vezes e está tudo bem. É somente quando o motor aqueceu que o problema de partida difícil do motor surge. Quanto mais tempo o motor ficar sem uso, mais fácil será dar a partida no motor; após 15 minutos a 30 minutos, o motor não dará a partida, terá dificuldades em dar a partida após 1 hora, mais facilmente após 2 horas. Aparentemente, isso pode ter algo a ver com a viscosidade do diesel quando aquecido, pois é mais provável que vaze pela válvula de alívio defeituosa.
Percebi pouco antes de trocar a válvula que o problema estava começando a acontecer com o motor frio.
Nenhum sintoma encontrado ao dirigir, apenas não deixe o motor diesel morrer!
Ferramentas para diagnóstico; alicates, tubos de PVC, um recipiente, fita adesiva e panos.
Olhe para o motor. O tubo de combustível é o tubo com várias porcas de latão com tubos de metal estreitos (linhas de combustível) conectados. Na extremidade esquerda do tubo, facilmente perdido, está o que parece ser um parafuso de 17 mm. Perto está um tubo flexível trançado preto (tubo de retorno de combustível de baixa pressão).
Com o motor desligado, desconecte/puxe a mangueira trançada preta, você pode precisar de uma chave de fenda de lâmina chata para começar. Conecte o tubo de PVC à extremidade do tubo trançado, sele com fita adesiva, coloque a outra extremidade do tubo de PVC no recipiente. Uma garrafa de leite de 1 pt parecia repousar bem no compartimento do motor. Coloque panos sob o tubo e o tubo de metal agora exposto.
Ligue o motor por cerca de 10 a 15 segundos. Retorne ao compartimento do motor e inspecione o recipiente. Se o diesel estiver presente no tubo ou no recipiente, a válvula de alívio de sobrepressão provavelmente está com defeito. Veja a foto.
Parabéns, agora você pode decidir se deseja substituir a válvula de alívio de sobrepressão sozinho ou dar o trabalho a uma oficina local. A consideração mais importante para um amador é ser capaz de desapertar aquele parafuso/válvula de 17 mm. É muito apertado.
Este é o parafuso/válvula
Para tirar o parafuso/válvula, usei uma barra de disjuntor de 1/2" de 75 cm e um soquete de 17 mm. A barra foi colocada na curva do meu ombro direito, minha mão esquerda estava apoiando o soquete de 17 mm para manter isso o mais fiel possível ao parafuso para evitar arredondar os cantos do parafuso sextavado. Então levantei usando os músculos das pernas. O motor rola um pouco quando você levanta. Quase desisti, mas na tentativa final o parafuso quebrou (estrondo alto). Verifiquei as montagens do trilho de combustível, pois estava preocupado que elas tivessem quebrado a base dos pinos de montagem rosqueados por ação de alavancagem ao desapertar o parafuso/válvula.
A válvula é uma peça Bosch a ~£150. Observe o número do trilho de combustível, por exemplo, xxx-RGB-xxxxx. Um número comum na peça encontrada na válvula antiga e nova era F166. No recibo da peça, foi chamada de "válvula limitadora de pressão" p/n F00R001166. Use esta informação por sua própria conta e risco.
Desaperte o parafuso/válvula, mas antes da remoção completa coloque algo que guiará o diesel de dentro do trilho de combustível para um recipiente. Usei fita adesiva para forçar o fluxo/gotejamento em uma bandeja de sardinha vazia esperando, o que se mostrou satisfatório. Se você não usar a fita para direcionar o fluxo, o diesel derramará sobre o motor. Inicialmente, estava preocupado que, na remoção, o parafuso/válvula estivesse sob pressão positiva, mas imaginando que a válvula de sobrepressão estava vazando, a pressão teria dissipado o suficiente. Eu usei óculos de segurança em caso de jato ou respingo.
Comparei a peça nova e a antiga e não houve diferenças óbvias da antiga em comparação com a nova. Também marquei o novo parafuso/válvula para saber aproximadamente até onde eu tinha que apertar o parafuso/válvula. Isso foi feito combinando a rosca.
À esquerda, válvula de alívio de sobrepressão antiga, você pode ver a extensão das forças aplicadas em algum arredondamento dos cantos do parafuso sextavado.
Instale a nova válvula de alívio de sobrepressão, certificando-se de que o novo anel de vedação (fornecido) esteja instalado. Eu não usei trava de rosca. Inicialmente, apertei isso à mão, depois girei suavemente usando uma catraca até que não pudesse ir mais longe, então com a barra de disjuntor girei aproximadamente 1/16 a 1/8 de volta, que foi onde a nova marcação no parafuso/válvula se alinhou com a marca original de temperamento/movimento amarela no trilho de combustível. Usei meu medidor de torque após o aperto, mas tudo o que posso dizer é que estava acima de 80 Nm, que era o limite superior do meu medidor de torque de 3/8". Ele precisa ser apertado devido às pressões dentro do trilho de combustível. Entendo que o parafuso/válvula tem que suportar pressões que atingem 1600 psi, se o parafuso/válvula estiver solto, ele sairá como uma bala.
Trabalho quase concluído. Neste ponto, você pode optar por ligar o motor ou pode sangrar as linhas de combustível nos injetores de combustível.
Decidi sangrar as linhas de combustível. Para isso, você precisa desconectar a eletrônica de cada injetor para permitir que a chave tenha maior acesso para girar as porcas, caso contrário, isso pode ser muito complicado. Em seguida, enrolei panos em volta das porcas, reconectei a eletrônica aos injetores e liguei o motor por um curto período e depois parei. Depois de remover os panos, você pode ver o diesel escorrendo. Aperte as porcas na linha de combustível para o injetor. Limpe o excesso de diesel, se houver.
O carro deve dar a partida agora, talvez demorando mais do que o normal, pois ainda pode haver um pouco de ar nas linhas de combustível.
Marcha lenta por alguns minutos. Verifique a marcação do parafuso/válvula para qualquer movimento do parafuso. Faça um test drive até que o motor esteja completamente aquecido e volte para casa. Verifique novamente o parafuso/válvula para qualquer movimento do parafuso, desligue.
O motor deve dar a partida sem hesitação
O trabalho não deve demorar muito.
Desapertar aquele parafuso é a parte mais difícil e possivelmente a única coisa que poderia derrotar o amador.
Espero que as pessoas achem isso útil.
Sintomas;
Dificuldade em dar a partida quando o motor aqueceu e é encontrado nos primeiros dias da falha, possivelmente notado pela primeira vez quando o motor precisou ser reiniciado logo após uma viagem. Nos primeiros dias da falha, o carro dá a partida bem quando está frio e, se for desligado imediatamente, ele dá a partida novamente, isso pode ser feito várias vezes e está tudo bem. É somente quando o motor aqueceu que o problema de partida difícil do motor surge. Quanto mais tempo o motor ficar sem uso, mais fácil será dar a partida no motor; após 15 minutos a 30 minutos, o motor não dará a partida, terá dificuldades em dar a partida após 1 hora, mais facilmente após 2 horas. Aparentemente, isso pode ter algo a ver com a viscosidade do diesel quando aquecido, pois é mais provável que vaze pela válvula de alívio defeituosa.
Percebi pouco antes de trocar a válvula que o problema estava começando a acontecer com o motor frio.
Nenhum sintoma encontrado ao dirigir, apenas não deixe o motor diesel morrer!
Ferramentas para diagnóstico; alicates, tubos de PVC, um recipiente, fita adesiva e panos.
Olhe para o motor. O tubo de combustível é o tubo com várias porcas de latão com tubos de metal estreitos (linhas de combustível) conectados. Na extremidade esquerda do tubo, facilmente perdido, está o que parece ser um parafuso de 17 mm. Perto está um tubo flexível trançado preto (tubo de retorno de combustível de baixa pressão).
Com o motor desligado, desconecte/puxe a mangueira trançada preta, você pode precisar de uma chave de fenda de lâmina chata para começar. Conecte o tubo de PVC à extremidade do tubo trançado, sele com fita adesiva, coloque a outra extremidade do tubo de PVC no recipiente. Uma garrafa de leite de 1 pt parecia repousar bem no compartimento do motor. Coloque panos sob o tubo e o tubo de metal agora exposto.
Ligue o motor por cerca de 10 a 15 segundos. Retorne ao compartimento do motor e inspecione o recipiente. Se o diesel estiver presente no tubo ou no recipiente, a válvula de alívio de sobrepressão provavelmente está com defeito. Veja a foto.
Parabéns, agora você pode decidir se deseja substituir a válvula de alívio de sobrepressão sozinho ou dar o trabalho a uma oficina local. A consideração mais importante para um amador é ser capaz de desapertar aquele parafuso/válvula de 17 mm. É muito apertado.
Este é o parafuso/válvula
Para tirar o parafuso/válvula, usei uma barra de disjuntor de 1/2" de 75 cm e um soquete de 17 mm. A barra foi colocada na curva do meu ombro direito, minha mão esquerda estava apoiando o soquete de 17 mm para manter isso o mais fiel possível ao parafuso para evitar arredondar os cantos do parafuso sextavado. Então levantei usando os músculos das pernas. O motor rola um pouco quando você levanta. Quase desisti, mas na tentativa final o parafuso quebrou (estrondo alto). Verifiquei as montagens do trilho de combustível, pois estava preocupado que elas tivessem quebrado a base dos pinos de montagem rosqueados por ação de alavancagem ao desapertar o parafuso/válvula.
A válvula é uma peça Bosch a ~£150. Observe o número do trilho de combustível, por exemplo, xxx-RGB-xxxxx. Um número comum na peça encontrada na válvula antiga e nova era F166. No recibo da peça, foi chamada de "válvula limitadora de pressão" p/n F00R001166. Use esta informação por sua própria conta e risco.
Desaperte o parafuso/válvula, mas antes da remoção completa coloque algo que guiará o diesel de dentro do trilho de combustível para um recipiente. Usei fita adesiva para forçar o fluxo/gotejamento em uma bandeja de sardinha vazia esperando, o que se mostrou satisfatório. Se você não usar a fita para direcionar o fluxo, o diesel derramará sobre o motor. Inicialmente, estava preocupado que, na remoção, o parafuso/válvula estivesse sob pressão positiva, mas imaginando que a válvula de sobrepressão estava vazando, a pressão teria dissipado o suficiente. Eu usei óculos de segurança em caso de jato ou respingo.
Comparei a peça nova e a antiga e não houve diferenças óbvias da antiga em comparação com a nova. Também marquei o novo parafuso/válvula para saber aproximadamente até onde eu tinha que apertar o parafuso/válvula. Isso foi feito combinando a rosca.

À esquerda, válvula de alívio de sobrepressão antiga, você pode ver a extensão das forças aplicadas em algum arredondamento dos cantos do parafuso sextavado.
Instale a nova válvula de alívio de sobrepressão, certificando-se de que o novo anel de vedação (fornecido) esteja instalado. Eu não usei trava de rosca. Inicialmente, apertei isso à mão, depois girei suavemente usando uma catraca até que não pudesse ir mais longe, então com a barra de disjuntor girei aproximadamente 1/16 a 1/8 de volta, que foi onde a nova marcação no parafuso/válvula se alinhou com a marca original de temperamento/movimento amarela no trilho de combustível. Usei meu medidor de torque após o aperto, mas tudo o que posso dizer é que estava acima de 80 Nm, que era o limite superior do meu medidor de torque de 3/8". Ele precisa ser apertado devido às pressões dentro do trilho de combustível. Entendo que o parafuso/válvula tem que suportar pressões que atingem 1600 psi, se o parafuso/válvula estiver solto, ele sairá como uma bala.
Trabalho quase concluído. Neste ponto, você pode optar por ligar o motor ou pode sangrar as linhas de combustível nos injetores de combustível.
Decidi sangrar as linhas de combustível. Para isso, você precisa desconectar a eletrônica de cada injetor para permitir que a chave tenha maior acesso para girar as porcas, caso contrário, isso pode ser muito complicado. Em seguida, enrolei panos em volta das porcas, reconectei a eletrônica aos injetores e liguei o motor por um curto período e depois parei. Depois de remover os panos, você pode ver o diesel escorrendo. Aperte as porcas na linha de combustível para o injetor. Limpe o excesso de diesel, se houver.
O carro deve dar a partida agora, talvez demorando mais do que o normal, pois ainda pode haver um pouco de ar nas linhas de combustível.
Marcha lenta por alguns minutos. Verifique a marcação do parafuso/válvula para qualquer movimento do parafuso. Faça um test drive até que o motor esteja completamente aquecido e volte para casa. Verifique novamente o parafuso/válvula para qualquer movimento do parafuso, desligue.
O motor deve dar a partida sem hesitação
O trabalho não deve demorar muito.
Desapertar aquele parafuso é a parte mais difícil e possivelmente a única coisa que poderia derrotar o amador.
Espero que as pessoas achem isso útil.